Arte Sacra - Safroni Melek
1
post-template-default,single,single-post,postid-1,single-format-standard,bridge-core-1.0.5,woocommerce-no-js,ajax_fade,page_not_loaded,,columns-4,qode-theme-ver-18.1,qode-theme-bridge,qode_header_in_grid,wpb-js-composer js-comp-ver-6.0.2,vc_responsive

Arte Sacra

castiçal_rito_católico_ucraniano

Arte Sacra

O que é arte sacra

Deve-se distinguir entre arte religiosa e arte sacra. A diferença está fundada não tanto nos caracteres intrínsecos de ambos e na inspiração de cada uma, mas no destino da obra artística. Existem obras de profunda inspiração religiosa e que, não obstante isto, não são destinadas ao culto, e portanto, não devem ser consideradas propriamente como sendo “arte sacra”.

 

Em geral, pode-se dizer que é arte religiosa aquela que reflete a vida religiosa do artista. A virtude da religião tende a produzir no homem uma atitude substancialmente interna, de amor, submissão, de fé e esperança, e sobretudo, de adoração a Deus. A arte religiosa deve ter esta mesma finalidade e para que isso ocorra é necessário que a arte – conservando o característica intrínseca – se subordine ao fim da religião.

 

A “arte sacra” é aquela arte religiosa que tem um destino de liturgia, isto é, aquela que se ordena a fomentar a vida litúrgica nos fiéis e que por isso não só deve conduzir a uma atitude religiosa genérica, mas há de ser apta a desencadear a atitude religiosa exigida pela Liturgia, ou seja para o culto divino.

 

Sacrários

Lâmpadas do Santíssimo Sacramento

Castiçais de Altar e Castiçais de Procissão (Castiçal Processional)

Cruz de Parede;

Cruz Processional

 

Fonte:https://pt.wikipedia.org/wiki/Arte_sacra

Sem Comentários

Desculpe, o formulário de cometário está fechado por enquanto.